segunda-feira, 16 de março de 2009

tema:os 3 tipos de crentes da igreja de Sardo-apocalipse 3.1-5
O ap.possui 22cap.,404vers.,12mil palavras e 7 vocábulos proféticos de interpretação escatológica,e foi escrito pelo apóstolo João,o unico dos discipulos de Cristo que não morreu como um mártire,e sim,de morte natural aos 99 anos de idade,na cidade de Éfeso,no reinado de trajano.
Quando recebeu as visões do ap.no ano 65 da era cristã,o apostolo João estava exilado em uma ilha chamada Patmos,simplesmente por amor ao evangelho_Patmos,é uma ilha rochosa do mar Egeu,cujo nome atual é ilha "Palmosa"-essa ilha era usada pelo império romano,para exilar os infratores de suas leis,e foi nessa ilha que João recebeu as visões do apocalipse.
João,recebe a ordem de escrever 7 cartas e às 7 igrejas da ásia menor;cada uma dessas carta continham 3 coisas importantes:admoestações,repreensões e promessas.
Mas na mensagem de hoje daremos uma atençao especial a 5ªcarta,carta a igreja de Sardo.
Sardo,foi a capital do reino da Lídia,era uma cidade próspera e desenvolvida na industria da lã e da tintura,se tornou uma das cidades mais importantes da Ásia menor,mas moralmente,Sardo era uma cidade corrompida pelo pecado,o mundanismo e o sincretismo religioso afetavam gravemente essa igreja;E foi para essa igreja em crise que Jesus envia a sua carta,identificando 3 tipos de crentes que haviam nessa igreja:
1ºOS QUE ESTAVAM MORTOS-3.1
Tinham nome de "vivo"mas estavam mortos espiritualmente.
Hoje,muitos são aqueles que já morreram espiritualmente,mas ainda assim se "camuflam"com um esteriótipo de santidade.Não reconhecem sua condição de morbidez,e ainda assim estão "encobrindo"essa condição de miséria espiritual,ao invez de se humilharem e pedirem uma restauração para suas vidas.
2ºOS QUE ESTAVAM PRESTES A MORRER-3.2
Eles não haviam morrido,mas estavam "nas ultimas",em estado terminal...
São pessoas que estão morrendo espiritualmente e precisam urgentemente de ajuda.
O processo da morte espiritual é gradativo,Thiago 1.14-15,diz que:1ºvocê é tentado-2ºvocê é atraido e engodado pelo mesmo-3ºvocê gera o pecado e por fim você dá a luz ao pecado,ou seja,ninguém morre espiritualmente de um dia para o outro,esse processo é gradativo,a pessoa vai morrendo aos poucos,por isso a repreensão de Jesus é clara:"confirma os que estão para morrer"
3ºOS QUE NÃO HAVIAM SE CONTAMINADO COM O PECADO-3.4
Suas vestes estavam limpas,simbolo de santidade.
Eram os remanescentes fiéis que não se deixaram influenciar pelo paganismo e nem pelas imposições do império.Ainda hoje em meio a um sistema religioso,moralmente falido,onde os valores espirituais estão sendo materializados para satisfazer a vontade de alguns líderes religiosos,onde muitos se apostataram e se desviaram da sã doutrina,onde o dinheiro muitas vezes fala mais alto e a aparencia tem sido mais importante do que o conteudo,ainda exintes os fiéis,que não morreram,não estão enfermos espiritualmente e que ainda militam incansávelmente na defesa da fé,são justamente com esses que Deus conta nesses ultimos dias,e como disse Paulo:"Ainda há santos na casa de César";que você possa ser um dos tais,e que Deus abençoe a todos em Cristo Jesus.
esboço cedido pelo pastor MARCIO SANCHEZ-São Mateus-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário